sábado, 11 de julho de 2020

Maison Auvigue Pouilly-fuissé Solutré 2018

    A Rocha de Solutré  é uma escarpa de calcário a 8 km a oeste de Mâcon, na França, com vista para a comuna de Solutré-Pouilly.  É um lugar icônico no departamento de Saône-et-Loire, em Bourgogne-Franche-Comté.  Protegido pela lei francesa e atualmente no centro de uma operação nacional de conservaçāo, ele se destaca por ser um raro fenômeno geológico da região, por ser um local pré-histórico da cultura paleolítica solutrea de mesmo nome, e pela beleza natural.  O ambiente que a sua cúpula oferece, tem flora e fauna distintas.  Ocupado pelo homem há pelo menos 55.000 anos, é também o berço da denominação de vinho Pouilly-Fuissé. 


    Existem várias denominações village na região do Mâconnais, sendo que as mais famosas são Pouilly-Fuissé e Saint-Verán. Os melhores vinhos desses villages exibem notas maduras de frutas tropicais e de caroço, sendo a maioria deles envelhecidos em barril durante um período de tempo para aumentar a textura e adicionar sabores. As videiras estão implanta das nas encostas calcárias da Roche de Solutré. Estás encostas em forma de anfiteatro, onde o sol dá em cheio, ajudam a produzir alguns dos Chardonnay mais ricos e mais maduros da Borgonha, os quais muitas vezes são complementados por sabores tostados da madeira.


Chez France (R$ 197,00 maio 2020). Dourado pálido, aromas de abacaxi, melão, cítricos, notas lácteas evidentes, baunilha. Seco, médio corpo, bom volume de boca, textura cremosa, final médio. Mais ao estilo ‘gordo’ de Chardonnay, privilegiando a malolática. Um bom vinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário