sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

Florio Vecchioflorio Marsala Superiore Secco 2013

 Ah! Os italianos...

O vinho de hoje é um Marsala, um dos grandes vinhos fortificados do mundo. Foi popularizado pelos ingleses, assim como o Porto e o Madeira, no século XVIII. Sempre os ingleses!!! Não bastava terem descoberto a Champagne?? Esses ingleses...

John Woodhouse o provou, e no retorno à Inglaterra o levou em seu navio adicionando brandy ao vinho Marsala para que não se deteriorasse. Foi difundido nos clubes da época, sendo uma alternativa aos Jerez e Vinho Madeira. Fez enorme sucesso, rapidamente conquistando o mercado. Woodhouse retorna à Sicília iniciando sua própria produção. 

 O vinho Marsala entra em decadência nos séculos seguintes, devido à produção com baixa qualidade. Mas, graças ao empenho de alguns produtores, foi criada em 1969 o Marsala DOC, o que regulariza sua produção, retornando à sua identidade, originalidade e qualidade. 

 Produzido no oeste da Sicília, na cidade de Marsala e na Província de Trapani a partir de vinhos brancos originários das cepas Catarratto, Grillo, Damaschino e Inzolia, e é obrigatoriamente fortificado com aguardente de vinho. Para os tintos são permitidas as cepas Pignatello, Nero D'Avola e Nerello Mascalese



Florio Vecchioflorio Marsala Superiore Secco 2013


(Armazém Conceição, Florianópolis - NOV 2020 R$ 149,90).  Amadurecido por 30 meses em madeira, este Superiore tem intensa cor âmbar, com aromas de amêndoas, avelã, damasco, frutas secas. Em boca é seco, macio, delicado. O equivalente a um Porto branco seco, mas mais delicado, como tudo que os italianos amam produzir e propagar como ‘made in Italy’ . Álcool a 18%. Como aperitivo é muito bom.

Este, ao invés do Riserva ou Vergines, vinhos superiores na classificação dos Marsala, é produzido com a adição de mistela e mosto cozido, nada que tire o charme deste vinho com tipicidade, que nos dá a sensação de estar no local onde é feito, o clima mediterrâneo, e que conta uma bela história.

Um brinde e saúde a todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário