domingo, 31 de maio de 2020

Borgo San Leo Nero D’Avola 2015

O vento Sirocco é Um vento quente e seco, originado no Norte da África, particularmente no deserto do Saara, e devido às diferenças de pressão, invade a bacia do Mediterrâneo gerando um enorme impacto nas condições climáticas dessa região. Observemos na foto abaixo a Sicília, a península da Itália e a Grécia, por exemplo.

A Itália além de ter uma geografia muito particular, com montanhas como os Alpes e as Dolomitas ao Norte, ainda tem a Cordilheira dos Apeninos, que estende-se por mil kilometros ao longo do país , na região central e leste.
Aqui cabe um parênteses : são esses mesmos montes, a formação dos Apeninos lá no Norte, chamado de Arco da Ligúria, que isolam o Piemonte da influência marítima .

Mas não há geografia que impeça o quente sirocco de agir, invadindo a Sicília, deixa em certas áreas o clima mais seco e árido, propiciando as condições para que a viticultura se apresente da forma como a conhecemos hoje. Também invade A Puglia, e entre a Croácia, Bósnia e Itália chega ao Norte passando sem barreiras pelo mar Adriático, aquecendo a região de Friuli Veneza Giulia, que é limitada de um lado pela montanha, e de outro pelo mar, região esta que é famosa pelo produção de vinhos brancos. Interessante, não?


Voltando à Sicília,  com suas particularidades:
A Nero D’Avola está entre as uvas tintas mais plantadas da região e pode ser considerada uma das melhores cepas nativas da Itália. Seu sabor é caracterizado por uma acidez marcante e taninos finos, ocasionalmente agressivos. A produção baixa confere alto teor alcoólico e toques de ameixa e canela. Tem afinidade com o carvalho.


O Borgo San Leo Nero D’Avola 2015 é um vinho de cor rubi médio, com halo transparente, lágrimas numerosas e lentas. Aromas de média intensidade de ameixa e cereja pretas,  piso florestal, terroso. Em boca tem médio corpo, taninos macios, álcool se sobressaindo em relação à fruta. Mesmo tendo suas limitações quanto à falta de acidez e taninos é um bom vinho, que guarda a tipicidade da Nero D’Avola. Uma boa experiência. Um bom vinho e de bom custo-benefício.
Adquirido na Dignum Vinhos de Florianópolis em maio de 2020, custou R$ 74,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário