terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Bodegas Valduero

Se alguém a ler este texto, já fez uma viagem por causa de um vinho que já provou, vai entender do que se trata. Em outubro de 2016 comprei uma garrafa de Valduero Reserva DO 2009 em Ciudad de Leste, Paraguai, no Shopping Mona Lisa, paguei 47 dólares. Decidi levar esse vinho em um jantar com amigos no Artusi, um restaurante muito bom aqui de Florianópolis e o vinho era espetacular. Decidi que um dia iria visitar a Vinícola.

Quando tive a oportunidade de ir à Espanha e a Ribera del Duero, em julho de 2017, não tive dúvidas em visitar a Valduero, uma das melhores experiências que já tive no mundo do vinho. Estávamos em Valladolid, e neste dia fomos também a Peñafiel, e de lá a Bodegas Valduero. Agendamos com o responsável pelos planos de visitas, seu nome é José Luis Chico Madrigal, o Pepe.

Chegamos ao endereço da Vinícola e não vimos nada, não havia outdoor ou placas, somente um escritório, que vimos de cima, após dar uma volta na propriedade.


E uma linda casa em estilo rústico no final de uma montanha, que depois descobrimos ser o restaurante e sala de degustações. Onde estava a grande Valduero que ostenta fotos das visitas do rei da Espanha, do técnico da seleção Vicente del Bosque? Como chegamos cedo ficamos a olhar os arredores e disse para minha esposa: - Você quer ver que a vinícola está embaixo dessa montanha? Dito e feito, escavaram por baixo e cobriram uma outra parte, e todas as instalações, a não ser o escritório e o restaurante, são subterrâneos!
A visita começa nessa entrada à direita:
















E há uma sala com obras de arte (pintura e escultura), e o motivo é o vinho, claro.










Optamos pela visita com degustação de 5 vinhos, acompanhada de morcilla, chourizo (um dos melhores que provei) e queijos: 50 Euros por pessoa.

Os vinhos que compramos:
Garcia Viadero Blanco de Albillo 2016: 8,80 Euros
Valduero Reserva 2011: 22,40 Euros
Valduero Reserva premium 6 años 2010: 34,27 Euros

Quem importa para o Brasil é a Inovini:
 http://www.inovini.com.br/produtores/valduero/

Para saber mais:
http://www.bodegasvalduero.com/

Estava na hora de partir, de ir a uma das mais belas igrejas do mundo, a Catedral de Burgos, e de lá a Logroño, capital da Rioja (mas essa também é outra história).
Saúde!






Nenhum comentário:

Postar um comentário