O passeio à Bodega Familia Zuccardi, em Maipú, Mendoza, é uma grande experiência.
Geralmente os grupos ficam para um almoço harmonizado, os vinhos com a comida típica de Mendoza, como os famosos empanados recheados com carne e cortes de carne argentinos clássicos.
E a vinícola também é famosa pela experimentação e cultivo de castas não tão conhecidas. Uma busca pela inovação, que é sempre bem vinda no Universo do Vinho.
E, nesta busca, encontramos uma grata surpresa: O Tito Zuccardi é produzido desde 2010, sendo feito com uma mescla de variedades clássicas com outras não-tradicionais, e com diferente concentração a cada ano, na tentativa de exprimir um terroir específico da região do Vale do Uco.
O 2012 é um blend das castas Malbec (66%), Cabernet Sauvignon (12%), Ancellotta (12%) e Caladoc (10%), variedades cultivadas em Paraje Altamira, no Valle do Uco. Estagia por 12 meses em barris de carvalho novos e usados.
Um vinho vermelho-púrpura, denso, com lágrimas lentas e grossas.
Aromas intensos de frutas vermelhas maduras, groselha, amora e chocolate. Em boca é sedoso, suculento, com taninos doces, redondos e que preenchem o palato. Longo final de boca. Potente, mas elegante. Um vinho fácil e pronto para beber, acredito que está no auge.
No momento estou apreciando mais os blends, acho que a maciez da Malbec é enriquecida com as outras castas, que lhe emprestam outros sabores e aromas.
Álcool a 15%.
Nota= 92 pontos
Preço= O 2010 custa R$ 298,00 reais no site da Ravin
http://www.zuccardiwines.com/home
Nenhum comentário:
Postar um comentário