sexta-feira, 19 de junho de 2020

2 Vinhos D’Abruzzo: Montepulciano e Trebbiano

A região do Abruzzo está na Costa do Mar Adriático, ao sul do Marche. É uma região montanhosa cuja geografia contribuiu para isolar a região da influência da vinificação dos antigos romanos e etruscos da Toscana, mas, mesmo assim, essa região tem uma longa história na produção de vinho. O Abruzzo distingue as cepas, não as subzonas para sua classificação. Assim, temos:
A uva Montepulciano para os tintos  (sim! não confundir com a cidade de Montepulciano na Toscana, famosa por produzir o Vino Nobile, cuja base é a uva Sangiovese, conhecida lá como Prugnolo Gentile).
A uva Trebbiano (Bombino Bianco) para os brancos, que é diferente da Trebbiano (Trebbiano Toscano) de outros locais da região central.
A exceção a essas denominações abrangentes é Controguerra DOC, com várias cepas locais e internacionais cultivadas na região.

Os vinhos da DOCG Montepulciano D'Abruzzo Colline Teramane tem a reputação de serem sólidos, com potência de taninos e potencial de envelhecimento. Ao contrário, os vinhos Montepulciano D'Abruzzo DOC podem não ter muita expressão, são frutados, muitas vezes com acidez suave e para serem consumidos jovens. Já o Trebbiano D'Abruzzo DOC, em geral produz vinhos secos e frescos com sutil sabor de grama. Os dois vinhos de hoje serão esses mesmo, os mais simples, e do mesmo produtor : Fratelli Barba. http://www.fratellibarba.it/  Quem os importa para o Brasil é a Mistral. Vamos provar?


O Vasari Montepulciano D'Abruzzo 2018 é um vinho de cor rubi de média intensidade. Aromas de fruta fresca, ameixa vermelha, morango, vinoso, em um fundo com discretas notas terrosas e de cedro. Em boca é seco, com boa acidez, taninos médios, álcool a 12,5 %, médio corpo, com uma carcterística mais frutada mesmo. Final curto. Gastronômico, pede comida. Um bom vinho para o dia-a-dia. Comprado pelo site da importadora, custou R$ 89,20 em maio de 2020.


O Collemorino Trebbiano D'Abruzzo 2018 é um vinho de cor amarelo limão de média intensidade, com pouca fluidez, lágrimas lentas e grossas. Aromas de frutos de caroço como pêssego de polpa branca, cítrico como limão siciliano, e um toque floral. Em boca é seco, com acidez média/alta, onde persistem os sabores mencionados, com final curto e herbáceo. Um vinho gostoso de beber, e não adequado para envelhecimento. Álcool a 12,5%. Comprado pelo site da importadora, custou R$ 92,76 em maio de 2020.










Saúde a todos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário