A Gewürztraminer é uma uva rosada e que produz vinhos brancos de cor dourada, incrivelmente aromáticos, a pétalas de rosas e especiarias em boca, e altos níveis de álcool. Sua origem é controversa, alguns estudiosos afirmam que ela se originou no vilarejo de Traminer, na Itália, mas o primeiro registro histórico dessa uva é do Rheingau, Alemanha. Na Alemanha (Pfalz), Itália (Traminer) e França (Alsácia) é que esta casta mostra o seu maior potencial.
Vinho proveniente do Alto Ádige, produzido por J. Hofstatter em Tramin/Termeno, Itália.
A Gewurztraminer é uma das estrelas desse produtor, sendo reconhecida e recomendada por alguns dos melhores guias de vinho do mundo.
De coloração dourada, lágrimas numerosas e lentas. Aroma intenso e típico da variedade (floral - pétalas de rosas), lichia, pêssego, especiarias. Em boca é seco, de médio corpo, retoma os aromas, com um final condimentado, caloroso, preenche o palato. Álcool a 14%. Uma bela experiência.
Adquirido na enoteca do produtor em julho de 2017, custou 22,50 euros.
www.hofstatter.com/
Provei um Gewurztraminer nacional com muita expectativa, e queria comparar com esse, mas não foi dessa vez. Sou apreciador dos vinhos brasileiros, mas o nosso representante tinha pouco aroma e sabor, o que pode ser explicado por esta casta preferir climas mais frios, já que é sensível e amadurece rapidamente. Como já fiz outras vezes, prefiro não comentar quando o vinho não corresponde às expectativas, o que felizmente não ocorre com tanta frequência.
Saúde!
Nenhum comentário:
Postar um comentário