domingo, 10 de abril de 2016

Montes Alpha Chardonnay 2013


Hoje o post é sobre um Chardonnay que fez sucesso em uma reunião de amigos no Emporium Bocaiúva. Este empório é uma casa clássica em Florianópolis, e espero postar sobre este lugar em breve. Não o frequento com tanta assiduidade quanto gostaria, mas sempre que vou é especial, porque dividir uma de suas mesas com os amigos é isso mesmo, especial demais. Bons vinhos, ótimos amigos, boa conversa, boa música, tudo de bom.
E minha esposa simplesmente adorou o vinho. Fazer o quê? Comprei uma garrafa para beber em casa e postar no blog.

O Montes Alpha Chardonnay é produzido pela Viña Montes, no Vale de Casablanca, Chile. Este terroir é o que se comprovou o melhor, até agora, para a produção de brancos no Chile.


De clara proximidade e influência marítima, é a primeira região de vinhos fria do Chile, e tem produzido Chardonnay e Sauvignon Blanc desde a década de 80. 

O nevoeiro de manhã cedo mantém as temperaturas baixas e adiciona umidade em um terreno que de outra forma seria seco. Brisas do meio-dia limpam a neblina, permitindo que a radiação solar atinja as vinhas fazendo com que a temperatura suba e se mantenha constante ao longo da tarde. Parece perfeito, não? 
Mas, o problema é quando há noites limpas e tranquilas, que é quando não há neblina, então o calor escapa e o ar esfria, provocando geadas que tornam esta uma região de difícil cultivo. O prêmio de trabalhar em Casablanca é que esta é uma região ideal para os brancos e para tintos de maturidade curta como o Pinot Noir, que vêm demonstrando alto potencial de qualidade, ou para o Cabernet Franc e o Merlot. 





Influência do Pacífico, brisas, baixa altitude, geadas, neblina, sol à tarde, todos esses fatores fazem de Casablanca um local único no mundo para a produção de vinhos. 



Vamos ao Montes Alpha?

De cor amarelo dourado, lágrimas lentas e grossas, aromas de fruta madura, abacaxi, banana, pêssego, manteiga, caramelo. Em boca tem boa persistência e clareza, é macio, untuoso, harmônico, com notas amanteigadas e com boa acidez. Álcool a 13,5%.  
Produzido com 100% de Chardonnay, 40% do vinho base passa em barricas de carvalho de primeiro e segundo uso, por 8 a 10 meses. Um vinho encantador nas palavras da minha esposa.

Quem importa para o Brasil é a Mistral.

Preço: 163,80 reais (barato, porque os desejos de my wife prezo muito, hehe)



Um Brinde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário