quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Um Português do Alentejo: Plansel Selecta Homenagem ao Thomas 2012


A casta Trincadeira (ou Tinta Amarela) gera vinhos tintos de cor carregada, exalando frutas pretas, flores (violeta) e especiarias, mais vegetais quando a maturação é deficiente. No palato são encorpados, ricos em taninos finos, com boa acidez, e complexos. São ligeiramente alcoólicos e com boas condições para envelhecer bem em garrafa. É uma casta difícil, especialmente vigorosa, necessitando de refreio permanente e cuidados extremos no controle da produção.




O vinho de hoje é produzido com 100% da casta em questão, em Montemor-o-Novo, Alentejo, Portugal, sob os cuidados da enóloga alemã Dorina Lindemann.




Plansel Selecta 2012: 
Um vinho de coloração rubi, límpido, lágrimas grossas e lentas.
Aroma de frutos vermelhos, ameixa madura, cassis, especiarias e tabaco. Evolui bem na taça, algo raro para um vinho mais simples.
Em boca confirma os aromas, bem presente o cassis, com corpo médio, taninos firmes, boa acidez. De média persistência. Um vinho moderno, fácil de beber e prazeroso.
Potente e elegante.
Muito bom, aliás, como é comum com os portugueses, eleitos pelas revistas e críticos internacionais como tendo alguns dos vinhos de melhor custo-benefício do mundo.
Estagia por 8 meses em barricas de carvalho francês.
Álcool a 15%
Importado para o Brasil pela Decanter, custa 92,95 reais no site da importadora.
Nota: 90 pontos
Vale a pena? Eu achei que sim, prove Portugal e o Alentejo!


Um Brinde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário