sábado, 16 de agosto de 2014

Quinta da Figueira Moça Faceira 2012



Este vinho é produzido pela Quinta da Figueira, um projeto de Rogério Gomes, aqui de Florianópolis. Pensar que um vinho tinto é produzido na Ilha de Santa Catarina, com uvas provenientes de São Joaquim, elaborado de forma artesanal, é no mínimo curioso.

Com uma produção de apenas 500 garrafas, o Moça Faceira é produzido com a mescla de Cabernet Sauvignon (50%) e Merlot (50%), da Altitude Catarinense. Passa por carvalho francês e americano por 21 meses e não é filtrado para melhor preservar suas propriedades naturais.
Na taça é um vinho de cor vermelho-púrpura com halo violáceo, lacrimoso, com pernas grossas e lentas.
Aroma amplo, vinoso, de frutos vermelhos, couro, ervas e especiarias.
Estruturado em boca com intensidade, persistência e adstringência no final. Taninos secos, de boa qualidade. Apresenta uma sapidez e acidez provocativos, um vinho que pede comida, mas eu o apreciei sozinho. Acredito que tenha ainda uma evolução em garrafa, mas é suficientemente harmonioso.
Tem o DNA dos brasileiros, mas com uma "pegada" que foge ao comercial , mais ao estilo do Velho Mundo. É um bicho raro com o qual dá para se divertir.
Álcool a 13,5%.
Comprado na Pizzaria Forneria Catarina, aqui em Florianópolis, custou 78,00 reais.
Nota= 91 pontos.
Altamente recomendável.

http://loja.quintadafigueira.com.br/


Como disse Patrício Tapia em entrevista ao Renato Machado no extinto Programa Menú Confiança: "Penso que o vinho é um catalisador. Um veículo que a Natureza usa para se expressar. E, muitas vezes, é um veículo, um catalisador, que grandes pessoas utilizam para expressar suas idéias, sua forma de ver a vida. A lição mais importante que aprendi no mundo do vinho é que, por trás da maioria dos grandes vinhos - não digo os grandes clássicos, mas os que têm caráter, sempre, necessariamente, existe um grande ser humano. Estes são os vinhos que me interessam, não os grandes nomes, mas os que têm uma personalidade específica, que esteja relacionada com o lugar, como um espelho deste lugar. Ou que seja um catalisador, um psiquiatra da pessoa que o fez".

Acrescento que uma centelha de humanidade nas coisas que vivenciamos fazem valer a pena uma vida inteira de trabalho e dedicação.




Saúde!



Nenhum comentário:

Postar um comentário