Blog onde compartilho minhas experiências sobre vinhos, viagens e gastronomia. Avaliação de vinhos. Penso que é importante, além de ser um arquivo pessoal, que o blog informe de forma correta os aspectos a que se propõe, como viagens e degustações de vinhos. Procuro ser sempre o mais preciso possível, pois já me servi de informações de outros blogs para viajar, conhecer pessoas e lugares. Não há a pretensão de esgotar os assuntos. Aproveite! E sejas sempre bem-vindo. Instagram: vinhosqueprovo
domingo, 1 de setembro de 2013
Herdade das Albernoas Tinto 2011
O Alentejo (origem do nome: além do Rio Tejo - para quem parte de Lisboa) é uma das principais regiões vinícolas de Portugal. É uma regiao cheia de planícies e campos, que são repletos de oliveiras e sobreiros ( árvore da qual é extraída a cortiça para a fabricação das rolhas), pontuados de casas caiadas de branco.
O clima é caracterizado por verões secos e muito quentes, chovendo pouco durante o ano. A associação entre pouca chuva e muito sol favorece o pleno amadurecimento das uvas, condição básica para se elaborar um grande vinho.
O Herdade das Albernoas é um Vinho Reginal Alentejano, produzido pela Sociedade Agrícola Encosta do Guadiana. Elaborado com 60% da casta Aragonez, 20% de Trincadeira e 20% de Castelão. É fermentado em cubas de aço inox. Envelhecimento de 8 meses nas cubas e 2 meses em garrafa, não passa por carvalho. Álcool a 14%.
É um vinho de cor rubi com aromas a frutos vermelhos, com boa tipicidade. Macio e suave ao paladar, que é o que se espera de um vinho alentejano, bem equilibrado, com álcool que não agride mesmo à temperatura ambiente. Vinho para ser bebido jovem, pronto, não evoluirá com a guarda.
Boa relação custo-benefício, o que é característica dos vinhos portugueses em geral, em todas as faixas de preço.
Um bom vinho para o dia-a-dia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário