domingo, 3 de abril de 2016

Gomila Furmint 2013



A Eslovênia situa-se na Europa Central e está cercada pela Áustria, Croácia, Hungria e pelo Mar Adriático. Foi o primeiro país da Iugoslávia a declarar sua independência (em 1992) e possui uma tradição vitivinícola de mais de 2.400 anos, mesmo antes da chegada dos romanos. Hoje o vinho constitui uma das principais atrações turísticas deste país, que conta com cerca de 20 “estradas ou rotas do vinho” que percorrem seus vinhedos, e caves distribuídas por diversas cidades de suas três principais regiões produtoras, Primorje (ou Primorska), Posavje e Podravje.

A maior produção do país é de vinhos brancos, mas o país produz também tintos, espumantes e vinhos doces. 



Casta Furmint


O vinho de hoje é um branco produzido em "Podrajve, que é a região vitícola mais importante e continental da Eslovênia. Os vinhos tendem a ter teor alcoólico relativamente baixo e acentuada acidez, muitas vezes disfarçada pela presença de açúcar não-fermentado, havendo alguns vinhos botritizados muito doces e até mesmo icewines em anos favoráveis".
Atlas Mundial do Vinho - H. Johnson e J. Robinson

O Gomila Furmint 2013 é um vinho branco de cor amarelo palha, límpido. Aromas discretos, inicialmente de fumaça, minerais, de querosene, petróleo, evoluindo para flores brancas e pêssego. Em boca é mineral e com final de boca sápido, potente e equilibrado. Um vinho diferente e ao estilo do Velho Mundo. Álcool a 13%. Uma proposta de vinho fácil de beber, para o dia-a-dia, mas sem perder o estilo. 
Comprado na D. Costenaro Vinhos de Florianópolis, em 16/03/2016, custou 89,00 reais.





http://www.gomilawines.com/

Um Brinde!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário