quinta-feira, 3 de março de 2016

Terre del Fön Pinot Grigio Trentino 2013

A Pinot Grigio tem sua origem na  Bourgogne, onde hoje é pouco plantada. De cor rosada, é oriunda da mutação da Pinot Noir, mas o suco é separado das cascas logo após o esmagamento das uvas, originando então vinhos brancos de aroma rico e condimentado, muito densos, de média acidez e grande sabor. É uma alternativa para os produtores e consumidores saírem do lugar comum, Chardonnay e Sauvignon Blanc.

Assim como a Syrah/ Shiraz, é uma uva com dois nomes (Pinot Grigio na Itália e Pinot Gris na França)



 Os críticos à Pinot Grigio acusam-na de não ter personalidade, por ser aromaticamente neutra, pobre em aromas, mas, em compensação, os vinhos feitos desta casta são muito saborosos e fáceis de beber.

O Terre del Föhn é produzido pela Cantine Monfort, em Lavis, Itália, e elaborado com 100% da casta Pinot Grigio.
É um vinho de cor amarelo-verdoso, aromas cítricos, de flores brancas e mel. Embora tenha pouca intensidade aromática, é delicado, e em boca é macio, harmônico, com um toque mineral e final de boca amplo, longo e caloroso. Álcool a 12,5%.
Um dos melhores brancos que provei nos últimos tempos.

Nota: 90 pontos.

http://www.cantinemonfort.it/monfort/

Importado para o Brasil pela Porto Mediterrâneo, que tinha um portfólio de vinhos muito bom, e que infelizmente encerrou suas atividades.

Adquirido na Gran Vin em Caxias do Sul, no dia 19/02/2016, custou 39,90 reais. Mais uma prova de que vinho bom não necessariamente precisa ser um vinho caro.

Saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário