domingo, 24 de maio de 2015

Bettú Malvasia de Candia 2012

Vilmar Bettú é uma lenda do Vinho Brasileiro, e conhecer esse personagem único rende histórias pra contar, admiração e surpresa com os vinhos por ele produzidos. O que dizer de uma lenda?

O vinho de hoje é produzido artesanalmente com uma uva muito peculiar, a Malvasia di Candia, ou Malvasia di Candia Aromática. É uma uva branca italiana que lembra o grupo dos moscatéis. Surgiu inicialmente como uma alternativa de uva aromática para a região da Serra Gaúcha. Origina vinho acentuadamente moscatel que pode ser comercializado como varietal ou ser usado como fonte de aroma em cortes com outros vinhos brancos. Todavia, tem sido usada principalmente para a elaboração de vinhos espumantes do tipo moscatel. 
Fonte: Conhecendo o Essencial sobre Uvas e Vinhos (EMBRAPA) e Viticultura e Enologia de Eduardo Giovannini




Na taça um vinho de um amarelo dourado, límpido, lágrimas grossas e lentas.

Amplo e aberto nos aromas, com intenso mel e florais. Lembra os moscatéis mesmo, a exuberância de um Gewurstraminer, ou um Torrontés que vai direto ao ponto, sem sutilezas.

Em boca confirma os aromas, um final de boca frutado, pêssego em calda, o álcool se sobressaindo o que o torna um pouco cansativo. Acidez discreta. Álcool a 14% vol.

Um vinho a ser experimentado, um animal enjaulado a ser libertado, por assim dizer. Em tratando-se de Malvasia, é uma descoberta interessante.

Comprado diretamente com o produtor, custou 100,00 reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário