quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Zorzal Terroir Único Chardonnay 2013 / Vallontano Chardonnay 2013

A uva Chardonnay é considerada a "rainha das brancas" por fornecer vinhos encorpados, com acidez de mediana a baixa, persistentes, complexos, amendoados e longevos. Sua estrutura é propícia para passagem por barricas de carvalho. Tem papel fundamental no Champanhe e quando vinificada isoladamente dá origem aos "Blanc de blancs". Sua admirável capacidade de adaptação a diferentes climas (assim como no caso da tinta Cabernet sauvignon) garantiu a sua popularidade e versatilidade, já que responde à mais ampla variedade de técnicas de vinificação e dos estilos de cada vinho branco varietal.
Resolvi provar e aqui estão algumas dicas de brancos com a Chardonnay que vão muito bem com o nosso verão tropical. Sugiro provar os dois e fiz esta comparação pelo primeiro ser argentino da Região de Mendoza e o outro nacional, da Vallontano, do Vale dos Vinhedos, ambos quase ao mesmo custo (50,00 reais) e de mesma safra (2013).



Zorzal Terroir Único Chardonnay 2013
Vinho produzido pela Zorzal Wines. 10% do vinho fermenta em barrica nova de carvalho francês, onde se dá a fermentação malolática, no intuito de agregar elegância a um vinho que pretende ser mais frutado.
Cor amarelo palha com reflexos esverdeados, lagrimas finas e lentas.
Aromas não muito intensos, típicos, com abacaxi e pêssego sobressaindo, também aroma de baunilha.
Macio, fácil, final de boca sem amargor. Álcool a 13%.
Comprado na Grand Cru em Florianópolis.
Nota= 87 pontos







Vallontano Chardonnay 2013
Produzido pela Vinícola Vallontano no Vale dos Vinhedos.
A fermentação malolática ocorreu de forma espontânea, no sentido de permitir uma expressão natural da fruta.
Vinho de cor amarelo-verdoso, com lágrimas finas e rápidas. Aromas elegantes e típicos da casta, com abacaxi sobressaindo e com um leve toque herbáceo.
Não passa por barrica, a proposta é apresentar um vinho jovem e refrescante, para o verão.
Em boca é vivaz, delicioso, com baixa acidez, uma mineralidade e bom equilíbrio . Alcool a 12,5%. Final de boca com leve amargor. Uma excelente compra de um vinho nacional.
Comprado diretamente na Vinícola.
Nota: 88 pontos





Em resumo: dois vinhos leves, que acompanham muito bem as entradas ou para serem servidos como aperitivo, o argentino para os que apreciam evolução no carvalho e o nacional para os que apreciam a tipicidade da chardonnay, um vinho mais frutado.
Um brinde!

2 comentários:

  1. Visitei a Vallontano este ano na páscoa.Provei , aprovei e trouxe prá casa este chadonnay 2013.Bom de aromas, bom de boca, médio a longo...muito gostoso !Daí que saem nossos deliciosos espumantes!Partindo desse chardonnay como vinho base, pode-se esperar uma beleza de espumante!

    ResponderExcluir
  2. Oi Flademir, seja bem vindo, obrigado pelo comentário. Muito bons os vinhos da Vallontano, sempre são surpresas positivas, os tintos também, que vc também deve ter provado, e que espero postar em outra oportunidade. Um abraço e boas provas de vinhos.

    ResponderExcluir