sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

EQ Coastal sauvignon blanc 2012




O verão escaldante no Brasil (33°C em Florianópolis pela manhã, com sensação térmica de 40°C), me impossibilita de experimentar os tintos, a não ser em festas com os amigos, o que me impede de postar no blog de forma digna. Aproveito então para provar os brancos, de preferência os refrescantes e os espumantes, que combinam bem com nosso verão.
O vinho de hoje é um Sauvignon blanc da DO de Casablanca no Chile, que segundo os apreciadores e os meus amigos da CBE é um terroir propício para grandes brancos e os tintos de Pinot Noir. É uma zona de clima mediterrânico, pois recebe influência da brisa marítima vespertina. Os baixos níveis de chuva obrigam o uso de irrigação.
Produzido pela Viña Matetic, o EQ Sauvignon blanc tem a sua maturação desenvolvida em tanques de aço inox sobre as borras (sur lie), durante 4 meses. (Vale ressaltar que o Chile é o maior produtor mundial de Sauvignon blanc, em muitos casos de ótima relação qualidade-custo).

Vinho de cor amarelo-verdoso, com lágrimas lentas e grossas.

Aroma intenso de pimentão verde, cítricos (limão), envolto em notas herbáceas intensas. Na boca é seco com um final cítrico, mineral e de leve amargor. Caloroso. Álcool a 14%!

Para quem aprecia a Sauvignon blanc.

Comprado na Grand Cru em Florianópolis, ao custo de 70,00 reais.

Nota= 88 pontos.

Acredito que harmonize muito bem com pratos de frutos do mar, pratos com camarão, ostras. De nossa parte harmonizamos com salmão ao molho de alcaparras e queijo mussarela.
Um brinde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário