sábado, 1 de fevereiro de 2014

Salton Gamay 2013


A sugestão para o post da CBE (Confraria Brasileira de Enoblogs) deste mês foi do confrade Silvestre, do blog Vivendo a Vida: "Vinho da uva Gamay livre de preço e país".
Algumas considerações são válidas para esta que é a cepa que produz um dos vinhos tintos leves mais célebres do mundo.
A gamay produz um vinho tinto que é excepcionalmente frutado, fresco e pouco alcoólico. É mais conhecida como a uva que dá origem ao Beaujolais Nouveau, um vinho jovem e frutado, feito e engarrafado imediatamente após a vindima de Beaujolais, Borgonha. Nos vinhos produzidos com Gamay, o caráter da cepa predomina.
Caracteristicamente conhecido como um vinho que deva ser bebido jovem, alguns vinhos de Beaujolais, das melhores safras, podem envelhecer muito bem.



Resolvi provar um vinho nacional, muito popular, produzido pela Vinícola Salton em Bento Gonçalves com 100% de uvas Gamay.

Coloração bordô pouco intensa, límpido, lacrimoso, pernas finas e lentas.

Aroma frutado, inicialmente framboesa e morango, também banana e pêssego maduro.
Delicado, jovem, com baixa acidez e pouco tânico. Bom volume. Leve e com certo dulçor, mas não enjoativo.

Muito bem vinificado, um belo conjunto, harmônico, álcool a 12%. Bela surpresa.

Comprado no Supermercado Angeloni em Florianópolis, ao custo de 28,50 reais.

Nota=89 pontos.
Como sempre acho que uma boa apresentação é indispensável, não posso deixar de exaltar o lindo rótulo deste vinho,  A Colheita da Uva, do meu conterrâneo de Caxias do Sul, Victor Hugo Porto, cujo trabalho vale a pena ser (re)conhecido. A imagem fala por si só. Parabéns.


Um brinde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário