quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Prova Régia Arinto 2011



Um vinho que provamos em Lisboa, no Restaurante Baleal, para lembrar e que tive a satisfação de encontrar facilmente no Brasil, aliás como muitos bons vinhos portugueses atualmente.
Produzido com 100% de uvas da casta Arinto pela Vinícola Quinta da Romeira na Região de Bucelas, ao norte de Lisboa, Portugal.
Estagia por um mês sobre as borras, no intuito de extrair o máximo de compostos para dar ao vinho mais estrutura.
De cor amarelo palha, límpido. Aromas de frutas cítricas, maçã, abacaxi, flores brancas, com pouca intensidade. Em boca lembra muito os bons vinhos verdes, pela acidez, textura e algo de mineral. 
Para harmonizar, não pensa-se em outro prato a não ser saladas, peixe. Combina muito bem com pratos de bacalhau, o que parece ser uma harmonização perfeita.
Parece já ter passado pelo auge, uma pena, este vinho é muito mais vivaz e marcante. Talvez por conta do transporte ou da guarda, perdem-se predicados importantes do vinho, principalmente nos brancos, nos comuns e com pouca estrutura.
De qualquer forma vale a experiência.
Temperatura de Serviço: 8°C
Nota: 85 pontos
Preço: comprado no Emporium Nostra Adega em Florianópolis, ao custo de 45,00 reais. 
Detalhe: no site da Garrafeira Nacional, boa loja de vinhos em Lisboa, o 2012 custa 3,15 Euros. A que custos temos a importação.
Saúde!


Nenhum comentário:

Postar um comentário