domingo, 29 de setembro de 2013

Vernus Santa Helena 2009 / Luigi Bosca De Sangre 2009

Dois vinhos degustados na sequência, de mesmo ano que foram "emparelhados" para uma melhor comparação. Chile X Argentina.

Vernus Santa Helena Cabernet Sauvignon 2009



Algo que sempre espero quando provo um CS produzido no Valle de Colchagua é: muita fruta e concentração, riqueza nos aromas e leveza em boca.
Produzido pela Vinícola Santa Helena na zona de Peralillo, coração de Colchagua, com 85% de Cabernet Sauvignon, 10% de Syrah e 5% de Petit Verdot. Estagia por 12 meses em barricas de carvalho francês. Aqui temos um vinho de bonita cor rubi com bordas cor de tijolo, denotando alguma evolução, é um vinho de 4 anos, lágrimas finas e rápidas. Intenso nos aromas, sobressaindo frutas secas e figo, especiarias e tabaco. Com taninos doces, generoso, álcool a 14,5 %, fácil de beber, muito bem integrados os taninos, a acidez, muito harmônico. Está pronto, mas acredito que ainda evolua com mais alguns anos de garrafa. Um grande vinho, mas ressalte-se que parece muito com seus pares, não trazendo muita novidade.
Nota= 89 pontos

O representante da Argentina foi o Luigi Bosca De Sangre 2009, um blend de Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah, que estagia 14 meses em carvalho (70% francês e 30% americano). Produzido pela Vinícola Luigi Bosca de vários lotes de vinhedos (Los Nobles, Las Compuertas) em Luján de Cuyo, e de El Paraíso em Maipú, Mendoza.
Vinho de cor rubi escuro, denso, aromas fechados de início, linear, evoluindo muito na taça, para camadas de aromas de fruta madura, frutas negras, especiarias. Confirma no palato e com grande intensidade em boca e  grande persistência. Elegante. Comentamos que este poderia se beneficiar de um decanter por alguns minutos, porque é muito rico e complexo. No catálogo da vinícola referem que este vinho tem potencial de guarda de 15 anos, e é de acreditar. Grande vinho. Altamente recomendável.
Nota= 93 pontos. 
Preços? Não sei, foram um presente numa manhã de sábado do amigo e confrade Will, que partilhou os vinhos de sua adega particular com os amigos. 
Saúde a todos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário