domingo, 11 de agosto de 2013

Tasquinha do Oliveira

A melhor maneira de descrever o almoço no Restaurante Tasquinha do Oliveira em Évora, Portugal é: Experiência Gastronômica. E aí vão todos os adjetivos: excelente comida e atendimento, típico lugar e sensação de exclusividade.


Em um dia quente de junho de 2013 lá estávamos eu e minha esposa rumo ao Restaurante que tanto havíamos ouvido falar no Brasil, inclusive com uma declaração do cartunista Paulo Caruso dizendo que este era o melhor restaurante do mundo! Após ler relatos de viajantes escritores tão diferentes como Frances Mayes, Danuza Leão e o próprio Paulo Caruso, rumamos para lá confiantes.
O lugar é simples e chama a atenção a organização e a limpeza. Tudo arrumadinho e pensado para encantar o freguês, como bem fazem os portugueses.
Logo na chegada somos levados à nossa mesa no canto (excelente!), em um ambiente pequeno( no restaurante há apenas 5 mesas).
Somos imediatamente recebidos com as estradas:

Olhem só....

Pães, queijo de cabra com mel, sapateira ao natural, sopa de favas com chouriço, salada de galinha, pimentos assados...

Em primeiro plano esta maravilha.... Pataniscas de Bacalhau

Para acompanhar pedimos um vinho branco que combinasse com o dia, leve, não muito alcoólico, poque íamos enfrentar uma degustação na Cartuxa logo depois do almoço e queríamos evitar o "emborrachamento". Então nos foi servido um Sauvignon Blanc com aroma de frutas tropicais e limão, boa mineralidade e que não fez feio com os pratos.

 Então... vieram os pedidos: Suflê de camarão


E carne de porco com ameijoas.... Tive que tirar um pedaço, e foi antes da foto...

 De sobremesa.... o tal de Farofias (um merengue divino, suave, delicioso), enquanto que para mim veio um sorvete de tangerina.


 A foto clássica com o Sr Manoel de Oliveira, proprietário, quem cozinha é sua esposa Carolina.


Restaurante amigo do vinho= Sim (ótimas taças, carta de vinhos variada e preço justo)
Valor total = 113 euros.
Tasquinha do Oliveira, Rua Cândido dos Reis, 45-A Évora.

Nos despedimos felizes da vida, rumo à Cartuxa e posteriormente à Monsaraz, cidadezinha encastelada na montanha na divisa com a Espanha, onde o tempo parece ter parado somente para nós. Maravilha, mas esta é uma outra viagem...


Nenhum comentário:

Postar um comentário