quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Cava Paul Cheneau Brut Rosé


Ao procurar vinhos para uma festa, pensei em servir Cava. Este vinho é elaborado pelo método tradicional na região de Penedés desde a década de 1860. Em 2001 superou o champagne e tornou-se o vinho mais vendido do mundo. Estilos e Cepas: As principais uvas são a Parellada, Macabeo e a Xarel-lo. Outras cepas permitidas são Chardonnay e as tintas Garnacha, Monastrell eTrepat, para os rosé.
Pois bem, a Cava Paul Cheneau é elaborado por Giró Ribot SA  em Santa Fe del Penedès (Barcelona) e é feita 85% com a variedade Trepat e 15% com a Pinot Noir.
Após as uvas serem desengaçadas de forma manual, a primeira fermentação dá-se em tanques de aço inox à temperatura controlada e após ocorre o envelhecimento em garrafa por 1 ano e meio a 2 anos, como já foi dito, pelo método tradicional.
Chama atenção a cor cereja desse espumante rosé , com perlage fina e persistente. Totalmente seco, mas com fruta sutil e viva, aroma de frutas vermelhas (morango) e nozes, confirmados no palato. Um bom espumante, para os que estão acostumados com a brut.
Graduação alcoólica de 12%.
Infelizmente não lembro o preço que paguei.
Nota: 90 pontos


Nenhum comentário:

Postar um comentário