domingo, 14 de junho de 2020

Marziacanale Taurasi 2012


Já havia postado sobre um vinho Taurasi cuja cepa é a uva Aglianico. veja aqui

O vinho de hoje foi escolhido porque os amigos da Confraria Amigos da Galinha Preta - A.G.P (nome em homenagem à VDP - uma associação de produtores de vinhos alemães hehe, cujo símbolo nas garrafas é uma águia com um cacho de uvas) não está podendo encontrar-se devido à pandemia de coronavírus. Como a paixão pelo vinho se mantém viva, decidimos fazer um encontro virtual onde cada confrade abriria uma garrafa. Tema : Itália .


Escolhi um Taurasi.

Taurasi é uma DOCG da região de Avelino, Campania. Inicialmente uma DOC (Denominazione di Origine Controllata) em 1970, foram elevados à categoria de DOCG (  Denominazione di Origine Controllata e Garantita) em 1993. Área de produção de vinhos de alta qualidade, baseados na uva Agliânico, em altitudes de 400 a 500 metros sobre o nível do mar. Solos vulcânicos. Regras de envelhecimento do vinho: 3 anos, sendo 1 ano em madeira. Os Riserva serão amadurecidos por 4 anos.

Para entender um pouco sobre a Legislação do Vinho ma Itália:

Os vinhos na categoria DOC estão sujeitos a limites geográficos , assim como a limitações no que diz respeito a castas e métodos de produção. Categoria que abrange a grande maioria dos vinhos de qualidade do país.

Os produtores DOCG (elite dos vinhos DOC) também tem diversas regras a cumprir, como cepas a serem utilizadas, região de plantio, método de produção e envelhecimento, e estão sujeitos a uma prova de degustação por parte do Ministério da Agricultura da Itália.

Simples, não? Só que na prática não é bem assim, muitas vezes por questões econômicas e políticas.

‘É fundamental saber que o sistema DOC, pautado no AOC francês, não garante de forma alguma a qualidade. Garante tão-somente autenticidade e tipicidade, ficando a garantia de qualidade sempre com o produtor.’

José Osvaldo Albano do Amarante em seu livro Os Segredos do Vinho págs 230 -231






Trazida pelos gregos para a região da Campania, a uva aglianico era a protagonista dos vinhos de Falerno, região ao norte de Nápoles, e era o vinho preferido dos imperadores e da elite de Roma.
Caracterisitcamente, os Taurasi típicos tem taninos vivos e duros, austeridade e rusticidade. Atualmente e nas mãos de um bom produtor, os vinhos são frutados, com textura macia, equilibrados e sofisticados. Mas, mesmo dos vinhos dito modernos, o que se espera é provar suas origens e tipicidade.

O vinho de hoje é produzido por Luciano Ercolino, fundador da Feudo di San Gregorio, um dos produtores mais reconhecidos da Campania, e este é um projeto próprio chamado Vinosia. De um vinhedo único chamado Marziacanale, está na colina de Montefalcione. Esta área, como já dissemos, é de solos vulcânicos (solo que faz com que a Aglianico demonstre sua melhor expressão ), com altitude de 500 metros.


Vinho de cor rubi médio, Aromas com média intensidade, de especiarias doces, cedro, alcaçuz, chocolate, que evoluem para frutos negros como ameixa, cereja, amora, piso florestal, terroso. Em boca tem boa acidez, taninos finos, caloroso, com um bom final. Muito bom vinho, acredito que não ganhará com mais tempo em garrafa, está pronto para beber. Álcool a 14%.

Quem importa para o Brasil é a World Wine. Comprado no Emporium Bocaiúva de Florianópolis, ao preço de R$ 273,00 em 05/06/2020.
Um brinde aos amigos!!

Os Taurasi sempre ficarão na memória. Nesta foto, 3 vinhos soberbos que tive oportunidade de degustar em Ravello, em 2015.
Pian Delle Vigne Brunello di Montalcino DOCG 2009
Barolo Riserva de Giacomo Borgogno 2006
Taurasi Terredora 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário