quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Workshop com Martino Biscardo - Diamond


A família italiana Biscardo tem mais de 150 anos de experiência na produção de vinhos. Tive a oportunidade de ouvir a palestra de Martino Biscardo no Importador exclusivo de seus vinhos para o Brasil, o Carvalho Francês, aqui de Florianópolis. Ele e seu irmão Maurizio são proprietários de uma vinícola que está em sua sexta geração,e, claro, foram muitas as histórias.

Martino nos contou, em inglês, italiano e espanhol sobre a idéia de incrustar cristais Swarowski nas garrafas da linha Diamond após vê-las num calçado feminino, enquanto ele e seu irmão esperavam as mulheres fazerem compras para as filhas na loja. Sobre como, para ele, o vinho é feito com 99% de trabalho árduo, e que o vinho já está em sua mente antes de ser produzido. "O vinho não está nas videiras, o vinho está em minha mente". "I am not a winemaker. I am the wine", e fez uma alusão à Pietá estar na mente de Michelangelo antes de surgir do bloco de mármore para nos fazer chorar de emoção, e por aí vai. Nos contou também como o Amarone deu um salto de qualidade quando foram instalados ventiladores para a secagem das uvas. Uma aula sobre vinho e sobre a paixão de fazê-lo.






Vinho 1: Diamond Corvina / Canbernet Sauvignon 2009

Um IGT da região do Vêneto (Verona), este tinto é elaborado com 80% de Corvina e 20% de Cabernet Sauvignon, do mesmo vinhedo, já que as videiras, com idade de 35 a 40 anos se situam uma ao lado da outra (onde termina uma começa a outra). A corvina é uma das castas mais antigas do Vêneto, de difícil manejo fora de sua região de origem, e a Cabernet dá o toque de modernidade ao vinho, além de ser uma casta que se adapta a diferentes terroirs.
O resultado desse blend é um vinho de cor rubi intenso, com um bouquet vinoso e característico. Seco no palato , mas com a maciez proveniente do cabernet e com discreta sapidez. De muito boa persistência em boca.
Um vinho no seu auge. 
Álcool a 13,5%.
Preço: 97,90 reais.




Vinho 2: Diamond Amarone della Valpolicella 2009
DOC Valpolicella Clássico, este Amarone é produzido com Rondinella e Corvina Veronese.
As uvas são armazenadas numa câmara por 4 meses com controle de temperatura, sendo depois prensadas em Janeiro. Posteriormente são submetidas a um processo de fermentação em baixas temperaturas e ambiente seco por 50 a 60 dias, sendo o vinho posteriormente envelhecido em barricas.
Na taça um vinho de cor vermelho-púrpura, muito denso. Bouquet amplo, complexo, aberto e muito persistente. Confirma em boca, um vinho pronunciado e elegante, com muita fruta vermelha, especiarias e um dulçor prazeroso. Macio, harmônico e equilibrado. Um vinho pronto, mas acredito que com estofo para a guarda por muitos anos ainda. Vinhaço.
Álcool a 15% Vol.
Preço: 179,90 reais






Saúde a todos e um brinde com os melhores, se possível.




Nenhum comentário:

Postar um comentário