terça-feira, 20 de maio de 2014

Fixin "Les Fondemens" 2009

Vinho trazido da última viagem que fizemos à Europa, comprado em uma loja de Nuits Saint Georges (Borgonha), onde podíamos escolher entre diversos produtores, os melhores Pinot Noir do planeta. Claro que eu iria pedir uma opinião do vendedor, porque a oferta de vinhos locais era enorme.
Resolvi apostar neste Fixin 2009, um vinho sobre o qual posso escrever mesmo após alguns dias da prova, porque o aroma e o sabor deste vinho não vou esquecer tão cedo. Claro que é uma crítica favorável.

O que sempre me impressiona é o frescor de certos vinhos do Velho Mundo como por exemplo este, com 5 anos de garrafa. Claro que é um outro estilo de vinho e, como os franceses são "turrões", acredito que daqui a 200 anos o vinho Borgonha não mudará, independente dos modismos aos quais somos submetidos. E nem precisa mudar porque a fama faz com que vendam o seu vinho para o mundo inteiro, mesmo os ruins.

Mas, não é o caso desse. Elegância, delicadeza, sutileza, seja qual adjetivo for, não pode-se ficar indiferente a um vinho destes. Têm-se a impressão de estar provando a fruta líquida, como um presente da Terra para você, e é isto o que sempre procuro na minha bebida favorita.



O "Les Fondemens"  é produzido pelo Domaine Mongeard-Mugneret com 100% da variedade Pinot Noir. 

De coloração pouco intensa, com tonalidade rubi e discreto halo laranja, límpido. Lágrimas finas e lentas.
Aroma muito intenso de cereja, típico da Pinot. Confirma no palato, de intensa persistência, leve e fresco, com pouco tanino e untuosidade. Álcool a 13%.
Um vinho vertical, linear, mas equilibra força nos aromas e palato, sem abdicar da delicadeza e elegância da Pinot. Vinhaço.

Preço: como foi dito, comprado na Borgonha custou por volta de 30,00 euros. Quem importa para o Brasil é a Ravin (o 2008 está no site ao preço de 438,00 reais).

Nota= 96 pontos





Um Brinde!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário