domingo, 26 de janeiro de 2014

Vinho Rosé Taipa Pericó e Rosé Vinha da Defesa Herdade do Esporão

Já comentei sobre vinhos rosés anteriormente relembre, e não costumo postar vinhos que provo na casa de amigos, pelo simples fato de não querer cometer alguma injustiça na avaliação, nem ficar fazendo anotações na casa dos outros, muito chato isso, mas hoje me entusiasmei com os portugueses (novamente!) e decidi escrever minhas memórias.

Pericó Taipa Rosé 2011

Vinho produzido pela Vinícola Pericó em São Joaquim, Santa Catarina, com 60% de Cabernet sauvignon e 40% de Merlot.

Bonita cor salmão, aroma delicado de frutas vermelhas com um leve toque de baunilha, passagem por carvalho discreta. Boa acidez.

Pouco volume em boca, um vinho mais ligeiro, em declínio por armazenagem ou idade? Teria que provar o 2012 para saber. Um vinho mais delicado, mas nem por isso menos interessante.

Nota= 86 pontos







Vinha da Defesa Rosé 2011
Vinho produzido pela gigante Herdade do Esporão em Reguengos de Monsaraz, Alentejo, Portugal, com as castas Aragonez e Syrah.

Bonita cor cereja, aromas de morango, cerejas, confirma no  paladar, que é intenso e muito persistente. Como a maioria dos alentejanos, potente na graduação do álcool, 13,5%, mas que não transparece à degustação, porque o conjunto é muito harmônico.

Um grande vinho, altamente recomendável.

Nota: 94 pontos



Em resumo: dois vinhos próprios para serem provados também no verão. Penso que o nacional, por ser mais leve, harmoniza com entradas frias ou como aperitivo, e o português é mais gastronômico, evolui com a comida e a exalta. Combinou de forma excelente com um salmão ao molho de laranja.

Um brinde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário