sábado, 7 de dezembro de 2013

Flor de Viseu Selection 2009

Produzido por Ares do Dão- Soc. Vitivinícola com as castas Touriga Nacional e Alfrocheiro. A Touriga Nacional é considerada a grande uva tinta portuguesa. Ela compõe, com algumas outras castas, os melhores vinhos dos DOCs Porto e Douro, e também os do vizinho Dão, sua zona de origem. Do Dão especula-se que se origina também a Alfrocheiro, casta misteriosa pois só é referenciada após a crise da filoxera (finais do séc. XIX). 
Vamos ao vinho em questão:
De coloração rubi com halo bordô, límpido, lágrimas finas e lentas. Evolução do bouquet com média intensidade, de média persistência, fruta madura. Aromas de ameixas e especiarias de média persistência, vinoso, típico, equilibrado. Seco, caloroso e tânico. Fim de boca com leve adstringência e amargor. Simples e bem equilibrado. Álcool à 13%. Para quem aprecia um vinho português típico e é um belo representante em sua faixa de preço. Tem os aromas de Portugal, sem ser esnobe ou pretensioso, um vinho simples e de bom custo- benefício. Pronto para beber, não evoluirá com a guarda.  
Mais uma vez destaco o design de um rótulo do Velho Mundo, limpo e muito bonito. A flor simboliza a flor de cardo, utilizada como coagulante do afamado Queijo Serra da Estrela.
Nota=86 pontos
Custo= 35,00 reais, comprado no site Sonoma.



Nenhum comentário:

Postar um comentário