sábado, 26 de outubro de 2013

Sotorrondero Jimenez Landi 2009


Tenho predileção por vinhos espanhóis, portugueses e italianos, não necessariamente nessa ordem. Após fazer a "mea culpa" com qualquer injustiça, sendo meu dever admitir isso, explico: são 3 países (talvez a Itália menos), onde acha-se bons vinhos em qualquer faixa de preço, desde os servidos em jarras de barro com comida simples até os grandes e maiores vinhos do mundo. 
O vinho de hoje é um espanhol da DO de Méntrida, Toledo. Produzido por Bodegas Jiménez-Landi com 60% de Syrah e 40% de Garnacha. Passagem por barricas de carvalho francês por 10 meses.
Garrafa estilo Borgonha. Na taça uma coloração rubi com halo cor tijolo, denotando evolução. Aromas inicialmente fechados abrindo para frutas vermelhas em compota, cereja, morango, amora, também aroma floral, violeta.
Muito concentrado, frutado, harmônico, o álcool não se pronunciando, embora tenha 14,5 % , taninos potentes da syrah se sobressaindo, mas com elegância. Final longo, boa acidez, característico do Velho Mundo. Grande vinho. Faz pensar nos grandes verões espanhóis na Região de Toledo, e o amadurecimento perfeito das uvas proporcionado por esta estação seca, de muito sol.
Continuou evoluindo na taça mesmo uma hora após servido. Sugiro prová-lo a 16-18°C e em taça ISO de degustação, para melhor apreciação do mesmo.
Para harmonizar, pense em um prato elaborado, que há merecimento aqui. Da nossa parte foi mais simples, com massa ao pesto caseiro e bifes na chapa.
Nota= 94 pontos.
Importado para o Brasil por Vinho Sul.
Comprado em um site que prefiro não divulgar porque não recomendo, paguei 89,34 reais em uma promoção, hoje está custando 129,90 reais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário