segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Yellow Tail Shiraz 2010



Já disse Jancis Robinson que se você quiser seduzir algum amigo para o mundo do vinho, basta servir vinhos melhores do que ele está acostumado a beber. Se o caso é só provar chilenos e argentinos comuns, servir este Shiraz agradará com certeza!

Produzido pela Vinícola Casella Wines, há 3 gerações, na cidade de Yenda, Austrália. A propriedade foi inicialmente comprada por um casal de sicilianos, Filippo e Maria Casella, em 1957, e em 1971 tiveram sua primeira safra. Hoje é uma gigante da Austrália, sendo seu vinho produzido e distribuído em mais de 50 países.

Garrafa com tampa de rosca (screw cap), fácil de abrir, sistema de vedação característico de vinhos para serem bebidos jovens, já que este tipo de vedação não permite ao vinho evoluir com a guarda.

De cor rubi escuro, lacrimoso. Aromas intensos de geléia de morango, fruta madura e especiarias, que persistem após o esvaziamento da taça. Repetem-se em boca os aromas com boa persistência, taninos doces e macios e baixa acidez. Final com um amargor muito leve. Álcool a 13,5%, e sente-se a potência, sugiro provar à temperatura ideal para tintos jovens, por volta de 16°C.

Bom para o dia-a-dia e por ser um vinho pronto e leve comparado a outros conterrâneos seus, pode ser apreciado sozinho, com um bom queijo brie, mas também harmoniza muito bem com carne assada, churrasco. Vinho dito "moderno" e fácil de beber e agradar, vale a experiência.

Não provei outro shiraz australiano tão bom nessa faixa de preço, então sugiro que se compre, porque vale muito a pena. Ótima surpresa!

Nota= 88 pontos

Comprei no Supermercado, e custou 37,89 reais.





2 comentários:

  1. Muito bem descrito Evandro. Como dizes é um vinho fácil de tomar e eclético para harmonizar. Não é tão intenso e encorpado como seus pares australianos, bem por isso sua facilidade de beber até mesmo a última gota. Conheci a Shiraz, bem como a Chablis, na Australia e desde então sou fã. Esse vinho surpreende pela relação custo x benefício. Abração e bons vinhos, Neco.

    ResponderExcluir
  2. Oi Neco, é uma satisfação receber a sua visita. Seja sempre bem vindo. Um Abraço.

    ResponderExcluir