sábado, 28 de setembro de 2013

Dario Cecchini, o açougueiro poeta da Toscana

Ao chegar à Toscana, têm- se a impressão de se estar voltando para casa. Passear por seus campos e cidades é um convite à boa mesa e um " prato cheio" para os amantes de vinhos. Aquela paisagem que se vê nos filmes, de casas rústicas e flores nas janelas, com o vento a balançar as cortinas, sob um sol e calor escaldantes, o reflexo da piscina, a Toscana é tudo isso aí mesmo e muito mais. Intitulada “a roça mais chique do planeta”, é morada de poetas, escritores, pintores, artistas expatriados. Foi na cidade de Florença que originou -se o Renascimento, através de mecenas que compravam e patrocinavam o trabalho de alguns dos melhores e mais fantásticos artistas que o mundo já viu. 
Se você é apaixonado por vinhos, fazer o passeio pela S222, que liga Florença à Siena, no coração do Chianti Clássico, é imperdível. Alugue um carro e vá sem pressa, há tantos roteiros e boas opções que fica difícil escolher uma apenas.
Passando por Panzano, não deixe de conhecer a Macelleria Cecchini.

Próximo ao almoço rola uma espécie de boca- livre com vinho, pães, carnes, óleo de oliva.
Jamie Oliver, o famoso chef inglês, já disse que do ponto de vista comercial não sabe como o Dario consegue tanto tempo e dinheiro para esbanjar, mas parece que funciona, pois o local está sempre cheio de gente comprando seus produtos.

O atendimento é com o próprio dono, o Dario está ali a afiar facas e fazer o seu famoso sushi del Chianti ( uma versão do steak tartar ), recebe as pessoas, pede para que te sirvam uma taça de vinho, pergunta de onde voçê é. Mesa farta, vinho, companhia de amigos, calor humano, como não se sentir em casa?

No primeiro dia minha esposa pediu um Mac Dario, que disse estar muito bom, um hambúrguer com batatas especial!


mas que eu não provei, porque tinha olhos só para o meu:

Um prato com 4 tipos de carne, o sushi del Chianti, porco assado com ervas e alho, cubos de carne com molho de pimentão e o Chianti Tuna (outro porco assado e muito temperado). Um deleite para os carnívoros. Um dos melhores pratos que já provei na vida.

Sugiro mais o almoço, mas se você quiser provar a autêntica bisteca fiorentina, do famoso gado chianina, vá à noite.


Já que permitia-se levar o vinho, levamos uma garrafa do Castello di Fonterutoli Clássico, um vinho excelente, mas foi um desperdício.

O vinho da casa era muito bom e servido à vontade, não há necessidade de levar vinho algum. O ambiente à noite é festivo, as pessoas confraternizam em mesas compartilhadas e os idiomas são dos quatro cantos do mundo.

O " chefe" chega na hora de servir, recita alguns versos de Dante, o pessoal aplaude e tiram fotos. A estrela da noite é o "italian lifestyle". Impossível não curtir.

A experiência é diferente, mas se você quiser festejar, essa é a praia.  
Restaurante amigo do vinho: SIM, estamos na Toscana, aqui o vinho é coisa séria, em todos os níveis.
Recomendado fazer reserva antecipada, pois o local é muito concorrido.

Dario Cecchini srl
Via XX Luglio, 11
50022 Panzano in Chianti – Fi – Italia
http://www.dariocecchini.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário