sábado, 26 de setembro de 2015

Riesling Peter Lauer

Mais 2 Rieslings para a conta: Desta vez o produtor é Peter Lauer, do Vale do Mosel, Alemanha.

Acredito que é preciso provar um certo tipo de vinho muitas vezes para entendê-lo, ou entender realmente a sua beleza. Digo isto porque considero uma experiência muito diferente provar vinhos brancos alemães da uva Riesling.
Dos secos aos doces, dos muito minerais aos ácidos, dos de baixo a médio teor alcoólico, não tenha preconceito, nem aos Rieslings, nem aos brancos. Apenas prove e perceba. Vamos nessa?

1) Kabinett Peter Lauer 2014


Na taça um vinho de cor amarelo-verdoso, brilhante, pouco fluido.
Aromas de flores brancas e cítricos, pouco intensos. Em boca é que se sobressai, um conjunto cítrico (maçã verde e limão), intenso, mineral e doce. Muito boa persistência no final de boca. Harmônico e linear.
Álcool a 8% v.v.
Um grande vinho, de um grande terroir. Para uma reunião informal, um fim de tarde ou harmonizado com cozinha oriental. Como a própria classificação informa, os Kabinett são vinhos leves e refrescantes, ideais como aperitivos. Muito Especial!
Comprado Na Viniculture, em Berlim, custou 16,50 euros.




2) Senior Peter Lauer 2014
Na taça um vinho de cor amarelo palha, pouco fluido.
Um vinho muito diferente do anterior, austero. Aromas de média intensidade, pouco frutado (pêssego) e muito mineral. Confirma em boca, um vinho caloroso, sente-se a presença do álcool, que, neste vinho tem o teor de 11,5 v.v. Linear como os Rieslings costumam ser, vai direto ao ponto.
Um vinho mais gastronômico.
Comprado Na Viniculture, em Berlim, custou 15 euros.


Enfim, dividi mais uma experiência com brancos, espero que percamos o preconceito com esses vinhos, porque rendem experiências fantásticas e não merecem ser desprezados, mas sim, exaltados. (Espero postar alguns bons brancos produzidos em território nacional em breve, eles existem!).


Um Brinde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário