segunda-feira, 13 de julho de 2015

Riesling Seehof


"A uva Riesling é considerada a maior contribuição da Alemanha para a enologia mundial, e é considerada uma descendente das uvas selvagens que cresciam ao longo do rio Reno. Produz tipicamente vinhos pálidos, de corpo leve, com uma tonalidade levemente esverdeada, alta acidez e aromas fragrantes e perfumados. A uva Riesling produzida em climas frios tem um perfil gustativo que compreende cítricos, limão, pêra, maçã verde.
Nos climas quentes, os aromas se transformam em pêssego e mel, e o corpo é levemente mais consistente. "
Vocabulário do Vinho - Roberto Rabachino

Estes vinhos foram adquiridos na loja Viniculture, em Berlim, veja aqui e ambos são da nova classificação alemã Deutscher Qualitatswein, sua classificação mais alta.

1) Riesling Seehof Westhofen Morstein "Alte Reben" 2012
Weine- Weibwein- Seehof Ernst



De uma parcela menor do vinhedo (daí seu preço ser maior) este é um vinho de visual amarelo-palha, lágrimas lentas e grossas.
Aroma a menta, eucalipto e mel. Em boca é austero e de acidez elevada. Gastronômico. Um tipo de Riesling ao qual eu não estou acostumado, por isso errei na harmonização (com comida asiática). Este pede um prato mais estruturado, um salmão com temperos, ou uma boa cozinha portuguesa, com seus pratos típicos de bacalhau.
De qualquer forma, uma bela experiência, um vinho maiúsculo.
Álcool a 13,0%



Adquirido na Viniculture, em Berlim.
Preço : 24 euros

2) Riesling Seehof Steingrube 2012
Weine- Weibwein- Seehof Ernst




Visual amarelo-verdoso, pouco fluido.
Aroma linear, a cítricos com notas discretas de petróleo.
Em boca é macio, suave, mineral e com um longo final de boca. Fresco. Este é mais típico, cobinando bem como entrada ou mesmo com a cozinha asiática.
Um grande vinho também. Preferi este.
Álcool a 13,0%






Adquirido na Viniculture, em Berlim.
Preço : 18,50 euros



Nenhum comentário:

Postar um comentário