domingo, 5 de outubro de 2014

Cellaro Lumá Nero D'Avola IGT 2012


Em um almoço de família pude provar este italiano que impressionou bastante, então resolvi comprar uma garrafa para postar no blog.



O Lumá é um tinto produzido com 100% Nero D'Avola, a mais importante uva autóctone da Sicília, pela Cantina Cellaro, uma cooperativa de produtores com cerca de 1.000 integrantes e é um IGT (Vinho proveniente de uma Indicação Geográfica Típica). 

A categoria IGT define áreas de produção bastante amplas, na maior parte dos casos uma região inteira e permite a produção de vinho com uvas autorizadas e recomendadas na zona, que muitas vezes oferecem uma grande escolha, deixando de fato ao produtor uma maior liberdade de produção*.


Uma pequena revisão da classificação de vinhos italiana:

DOCG: A mais alta classificação para vinhos de qualidade
DOC: Classificação equivalente à AOC francesa
IGT
VdT: Vino da Tavola, que é o vinho de mesa e que abrange a maioria da produção italiana. É geralmente de baixa qualidade, mas há exceções.







Neste vinho a fermentação alcoólica é feita em tanques de cimento e afinamento por 6 meses em barricas de carvalho francês.



Na taça uma coloração rubi com halo cor telha, aromas de especiarias e frutos vermelhos em calda, groselha. Pouco persistente.

No palato confirma os aromas, fim-de-boca frutado, mas com certa adstringência, seco, tânico, álcool a 13,5% e sobressaindo-se, caloroso. Um vinho simples. 
Contudo, considero boa a experiência, por se tratar de um vinho diferente, de uma uva autóctone que preserva a tradição do lugar onde foi feito.

Melhorou com o passar do tempo em taça.


Importado para o Brasil por Casa Flora


Comprado no dia 19/07/2014 na São Pelegrino Bebidas, em Caxias do Sul, custou 58,50 reais.

Nota= 86 pontos

* Fonte: Curso para Sommelier Internacional da FISAR



Nenhum comentário:

Postar um comentário