sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Nebla Verdejo 2013



A uva Verdejo (leia-se "Verdeho") é uma uva de alta qualidade e uma das melhores uvas brancas da Espanha. Também pode ser encontrada em Portugal e na Austrália, mas é na terra dos "Tapas", das Touradas e do Flamenco que esta se destaca. Tradicionalmente era a casta usada em vinhos com longo envelhecimento em barricas de carvalho, como o Xerez.

Produz vinhos muito aromáticos, de corpo macio, com boa acidez e característico sabor amargo.

Esta uva é muitas vezes colhida durante a noite para passar para as vinícolas, a uma temperatura de 10-15 °C ao invés de 28-30°C que normalmente ocorre durante o dia no mês de setembro. Com a temperatura mais baixa, ocorre menos oxidação e escurecimento do mosto.


O Nebla Verdejo 2013 é produzido por Vicente Gandia na DO de Rueda, Espanha. As uvas foram colhidas à noite para produzir um vinho de uma só variedade, 100% Verdejo.

Na taça um vinho de coloração amarelo-verdoso, pouco fluido. Muito frutado, de boa persistência olfativa, aroma intenso de abacaxi e banana. Bem estruturado em boca, seco na medida, com um longo e persistente final. Álcool a 12,5%. Uma boa opção para substituir a Sauvignon blanc. Eu gostei muito.

Nota= 90 pontos

Um erro comum no serviço dos brancos é não servi-lo na temperatura correta, que neste caso é entre 6 - 8 °C (para não realçar a acidez e nem inibir a percepção aromática).

Importado para o Brasil por Open Market e distribuído por Angeloni e Cia.
Compre uma caixa, se achar. Vale muito a pena.

Preço= comprado no Supermercado Angeloni, custou 34,90 reais.

Excelente custo-benefício. Altamente recomendável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário