sexta-feira, 16 de maio de 2014

Luis Pato Baga + Touriga Nacional Tinto 2006

Luís Pato é uma referência no mundo do Vinho. Este produtor era conhecido mundialmente por produzir vinhos na Bairrada, Portugal, com a uva baga. Digo era, porque mesmo sendo um dos mais apaixonados pela DOC, a deixou para vender seu vinho como Vinho Regional das Beiras.
A uva Baga, assim como a Nebbiolo do Piemonte, possui carga de taninos e acidez, o que faz com que os vinhos necessitem de simpatia, algum tempo de guarda e paciência, e, como diz Hugh Johnson -  não são qualidades do apreciador moderno.
 Este vinho é produzido a partir das castas Baga (60%) e Touriga Nacional (40%), em Óis do Bairro, nas Beiras. No site é informado que este vinho "durará por uns bons 10 anos" e é verdade pois mesmo sendo um senhor, este vinho ainda dá o que falar, méritos deste grande produtor.

Vinho de cor rubi, lágrimas finas e rápidas. Aromas intensos de frutas vermelhas e alcaçuz. De médio corpo e com vibrante acidez, elegante.  Equilibrado, muito saboroso, gastronômico. Álcool a 12,5 %.
Comprado no site da Mistral em março de 2014, ao preço promocional de 37,30 reais, uma pechincha.
Nota= 91 pontos

E não poderia deixar de postar a foto do prato que acompanhou o vinho, uma receita da querida amiga Patrícia Zucco, que tem o Zucca Bistrô, um espaço virtual muito bacana, com receitas extraordinárias, como este filé recheado que minha esposa reproduziu à perfeição:

https://www.facebook.com/ZuccaBistro2010?fref=ts



Um Brinde!


Nenhum comentário:

Postar um comentário