terça-feira, 1 de abril de 2014

Señorio de Guadianeja Tempranillo Gran Reserva 2001

Que bom que a sugestão para a CBE deste mês foi: Vinhos Evoluídos! Safras anteriores a 2004, (com pelo menos 10 anos de idade), do confrade Luis Cola, porque assim tive uma boa desculpa para abrir um Tempranillo de 2001, que havia comprado há 1 ano e não via oportunidade de provar. Outros confrades devem ter feito o mesmo, abrindo suas adegas e tirando lá do fundo suas preciosidades...
Já postei outro vinho da uva Tempranillo, acesse aqui,e queria uma oportunidade para abri-lo, em especial.



Produzido por Vinícola de Castilla na DO de La Mancha, que constitui o maior grupamento vitícola não só da Espanha, mas do planeta, porém é pouco expressiva em termos de qualidade comparado às outras regiões mais famosas, como Rioja, Priorat ou Ribera del Duero.
O Señorio é realmente é um vinho com vocação para a guarda, já que em sua elaboração utiliza-se 36 meses de passagem em barrica de carvalho americano e no mínimo 36 meses na garrafa, antes da comercialização.

Como uma revisão quanto à Legislação e ao afinamento do vinho na Espanha temos:

Crianza: Envelhecimento por um mínimo de 2 anos depois da colheita - pelo menos 6 meses (12 em Rioja e Ribera del Duero) devem ser em carvalho.

Reserva: 3 anos de envelhecimento (ao menos 1 em carvalho e 1 em garrafa)

Gran Reserva: Vinho selecionado envelhecido por pelo menos 18 meses em carvalho e 42 em garrafa.

De cor vermelho-terracota com halo cor de tijolo, lágrimas lentas e grossas. Aromas de mel, chá preto, especiarias, notas de café e frutas vermelhas discretas ao fundo. Em boca tem boa acidez e é elegante, confirmando os aromas. Um vinho quente, álcool a 13%, bem integrado. Taninos maduros e pouco ásperos, talvez pela idade, de boa persistência no final de boca. 
Um vinho diferente, de boa evolução e uma experiência interessante avaliar o que os anos fazem com os vinhos de guarda.

Qual um senhor de idade de rugas na face, não de preocupação, mas reveladoras de sabedoria e serenidade. Não um jovem cheio de disposição e vigor, mas um senhor que amadureceu por 13 anos para contar essa história.
Nota= 90 pontos.
Custo: Comprado no Carvalho Francês, aqui em Florianópolis, no dia 02/03/2013, ao preço de 98,90 reais.
Muito boa harmonização com um frescal feito ao forno (carne bovina maturada, proveniente de São Joaquim, SC), com batatas e uma salada básica. Nem precisa melhor.

Um Brinde, pessoal! Um abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário