quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Salvem a Syrah!

Em um dos meus devaneios de enófilo, imagino um Senhor Todo Poderoso atrás de uma grande mesa, um olhar grave por cima dos óculos de aro redondo a inquirir os seus alunos, nos quais eu me incluo, ao fundo da sala.
Este senhor nos informa que a partir de agora devemos escolher uma uva tinta e uma branca para salvarmos de uma terrível praga que se abaterá sobre todos os vinhedos do Planeta, uma espécie de super filoxera que dizimará vinhedos da China ao Brasil, arrasando tudo, menos as que escolhêssemos. 
Para mim estava claro, mesmo confessando a minha infidelidade quanto aos vinhos, eu iria pela lógica das massas aliando meu gosto pessoal, claro, e também à versatilidade das uvas que eu escolheria. Afinal eu estava também pensando nesse momento ser filho de Deus.
Como a escolha era terrível, e dela dependiam o futuro de toda uma Humanidade de bebedores de vinho, o silêncio imperava na sala. Ouvia -se apenas o vento a mexer os galhos da grande árvore lá fora.
De repente: Evandro! Escolha as suas!
Levei um susto, levantei- me rapidamente e respondi, categórico, as palavras soaram fortes pela sala: Salvem a Cabernet sauvignon e a Chardonnay! Sentei- me aturdido.
O Problema (com P maiúsculo) é que eu também sou apaixonado pela Sangiovese, Pinot noir, Merlot, Tempranillo, Cabernet franc, etc etc etc
E as brancas Sauvignon blanc, a Pinot grigio, a Torrontés, a Alvarinho, a Riesling?
O quê dizer da Syrah então? 

Um dos vinhos que descobrimos em antigos encontros na Confraria foi o chileno Haras Character Syrah 2005. Depois, tive oportunidade de prová- lo em diversas outras ocasiões, nunca decepcionou.
Este vinho é de uma aromaticidade estupenda, camadas de aromas envoltos em uma elegância ímpar. Ao contrário do Shiraz australiano caracteristicamente potente, este é muito feminino, macio no corpo, taninos finos que o fazem ser uma companhia perfeita à refeição ou simplesmente para ser bebido sozinho. Um dos meus vinhos do coração.
Após a prova do Haras acordo do sonho ( pesadelo) gritando assustado:
Salvem a syrah! Salvem a syrah!

Um comentário: