sábado, 26 de abril de 2014

WORKSHOP com FedericoTorretta, manager da Vinícola Gouguenheim


No dia 25/04/2014, tivemos o prazer de assistir ao Workshop ministrado pelo Federico, manager da Vinícola Gouguenheim, na Carvalho Francês de Florianópolis, sobre um dos melhores terroirs de Mendoza, senão o melhor, o Valle do Uco. Distante 80 Km de Mendoza, um local de rara beleza, único no mundo, de espetaculares vinhos e que se diferenciam dos outros mendocinos pela concentração, frescor e complexidade.

Um dos grandes desafios dos produtores de Mendoza, é justo definir o terroir, para evitar a uniformidade dos vinhos.




Todos os vinhos são provenientes de Tupungato, Valle do Uco.

Vinho 1- Merlot Reserva 2011
Vinho 100 % Merlot, passa por 8 meses em barricas de carvalho francês e americano. Como filosofia da vinícola, a madeira não se sobressai, pelo contrário, é um vinho muito frutado e de taninos macios, aroma a frutos vermelhos e um herbáceo discreto, longo e delicioso final. Recomendável. Preço= 63,90 reais.

Vinho 2- Malbec Reserva 2011
Vinho 100% Malbec, passa por 8 meses em barricas de primeiro e segundo uso. Aroma a cerejas, tabaco, outro vinhio com muita fruta, macio. Como ponto negativo parece-se muito com seus pares, porém ira agradar muito aos que apreciam a Malbec. Preço= 63,90 reais.

Vinho 3- Flores del Valle Blue Melosa 2008
Vinho 100 % Malbec, afinamento por 12 meses em barricas novas de carvalho, e por pelo menos 12 meses em garrafa. Aroma a cerejas e frutos vermelhos, tabaco, longo e persistente final de boca, delicioso, harmônico. Outro vinho com muita fruta, macio. Recomendável. Preço= 79,90 reais.


Vinho 4- Flores del Valle Red Melosa 2008
Um blend com 50% Malbec, 32% Cabernet Sauvignon, 10% Cabernet Franc, 8% Merlot, afinamento por 12 meses em barricas novas de carvalho, e por pelo menos 12 meses em garrafa. Aroma de tabaco e chocolate, confirma no palato, taninos mais duros, com mais músculo, mas nem por isso menos saboroso. Não agradará a todos, mas foi meu preferido por diferenciar-se e trazer novidade. Recomendável. Preço= 79,90 reais

Uma grande noite, onde pudemos provar alguns bons vinhos argentinos e compartilhar com os amigos de informações sobre um dos grandes terroirs do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário