domingo, 27 de abril de 2014

Dal Pizzol Ancellotta 2009


A Vinícola Dal Pizzol é tradicional em Bento Gonçalves, está situada no Distrito de Faria Lemos, possui um parque temático e um restaurante excelente para almoços nos finais de semana. Vale muito a visita, o atendimento é especial, e você pode degustar toda a linha de espumantes e vinhos, uma beleza. Como provamos muitos vinhos quando lá estivemos, o mérito da "descoberta" deste vinho é do amigo e confrade Rodrigo Baron.

A cepa
Variedade proveniente da Emilia-Romagna, Itália, e introduzida no Brasil na década de 90, a Ancellotta proporciona vinhos de bom potencial fenólico e de coloração. Usada principalmente em assemblages, devido às características citadas, hoje já é cultivada em maior escala em várias regiões do País.

O vinho
Estagia por 15 meses em tanques de aço inox e no mínimo 3 meses em garrafa.

Vinho de coloração vermelho-púrpura, denso, com lágrimas lentas e grossas. Aromas de frutas vermelhas, ameixa, couro e pimenta preta. Intenso e de boa persistência em boca. Frutado, saboroso, amplo, com taninos doces e macios. Acidez leve, portanto, um vinho no seu apogeu, acredito que não evoluirá com a guarda. Equilibrado. Álcool a 13%.

Um vinhaço.

Uma boa alternativa para variar sua compra e prova de vinhos. Está ao nível de outros sul-americanos em sua faixa de preço, sem dúvida.

Harmonização com carnes vermelhas, comidas condimentadas ou mesmo para ser degustado sem acompanhamentos. De nossa parte a harmonização foi com risoto de carne frescal e abobrinha. Muito bom.

Comprado no Emporium Nostra Adega, custou 45,00 reais.
Nota= 88 pontos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário