domingo, 10 de novembro de 2013

Salton Desejo 2008



Um dos meus vinhos do coração, o Salton Desejo segue sendo um dos melhores vinhos nacionais e, sem exageros, posso dizer que é o melhor Merlot do Brasil.
A Merlot é uma casta francesa, da região de Bordeaux, de altíssima qualidade, menos tânica, produz vinhos mais macios, frutados e com menos acidez do que a Cabernet sauvignon. 
Aos que assistiram Sideways, no qual o protagonista Miles se recusa a beber Merlot, e contribui mundialmente para o aumento de consumo de Pinot noir (fato anotado por enólogos aqui no Brasil também) os defensores citam o vinho Chateau Petrus, um dos mais prestigiados do planeta, e um dos mais caros também, elaborado com  cerca de 95% de Merlot, como defesa pelo fato da Merlot ser tão desprezada no filme.
Como nossa produção de vinhos finos é recente, e ainda nos falta a uva por assim dizer, emblemática, como é a Carmenére no Chile, a Tannat no Uruguai, a Malbec na Argentina, a Sauvignon blanc na Nova Zelândia, a Pinotage na África do Sul, a Shiraz na Austrália, etc,  adotamos a Merlot como a que mais se adapta ao nosso clima, solo, enfim, terroir. Será nossa uva emblemática mesmo?
Após algumas provas de nossos vinhos, penso que não podemos chegar a uma conclusão definitiva, pois são inúmeras as experiências com outras castas, como pude conferir em minha última visita ao Vale dos Vinhedos. Mas, sim, a Merlot tem um espaço que lhe é devido, e precioso em nosso território. Grandes investimentos não apenas financeiros, mas de muito trabalho e expectativa foram dispendidos em algumas vinícolas, com bons resultados, como Pizzato, Lídio Carraro, Dom Candido, Miolo, Boscato, Santa Augusta, Kranz, mas, a meu ver, nenhum se igualou ao Desejo da Salton.
Elaborado com 100% de Merlot, com uvas da região da Campanha gaúcha.
Na taça é um vinho de cor roxa intensa, com lágrimas finas e lentas. Apresenta grande intensidade aromática de frutas negras, café, tabaco, pimenta. De taninos macios, e com boa persistência em boca, com o álcool bem integrado, e um paladar evidente de baunilha, ameixa, frutas negras. A maturação é feita em barricas de carvalho francês e americano por um ano, com mais um ano de maturação em garrafa antes da comercialização. Não fica-se indiferente a este vinho, é um vinho muito bem vinificado, harmônico e agradável, fácil de beber, mas que traz uma notável complexidade de aromas.
Safra 2008, com álcool a 13%.
Evoluiu bem, e com os seus cinco anos, acredito que tenha ganho o esperado, não vale a pena guardar por mais tempo, a não ser por um curiosidade enofílica. Não é tão complexo como o 2005, que tinha aromas mais exuberantes e com algo de animal e fumaça, mas este também infelizmente não se encontra mais.
Penso que o rótulo deveria ser mais bem elaborado, basta ver os rótulos do Velho Mundo, que chamam mais a atenção e são mais bonitos. O Salton Desejo merece.
Harmonizou de forma perfeita com bife de contra-filé ao molho pesto e batatas, memorável novamente.
Comprado na Loja do Restaurante Canta Maria em Bento Gonçalves em 01/11/2013, custou 49,50 reais, mas em outras lojas custa de 60 a 70 reais.
Nota= 94 pontos
Um brinde!



4 comentários:

  1. Caro amigo Evandro, depois da tua postagem sobre o Salton Desejo, fiquei com vontade de tomar novamente este vinho, ainda tinha na lembrança o 2005, que era mais exuberante em aromas e taninos.
    É um belo vinho, hoje a um custo de R$ 49,00 na loja, acredito que esteja de bom tamanho, realmente não lembrou o 2005, achei o 2008 um vinho menos encorpado e com ausência de taninos, mas mesmo assim um bom vinho para acompanhar pratos mais tranquilos, pois tem uma boa acidez.
    Um grande abraço.
    Val Trentin

    ResponderExcluir
  2. Oi Val, obrigado pelo comentário. Concordo com você, mas também a safra de 2005 foi perfeita. No recesso de Natal o calor na Serra Gaúcha estava intenso. Falando com os produtores que visitei (Casa Valduga, Roberto da Adolfo Lona), me disseram que este calor, neste período prejudica muito a uva que está na fase de maturação. O ideal seria este calor um pouco antes da colheita (fevereiro, março). É esperar pra ver como vai ser 2014. Um Abraço ao amigo.

    ResponderExcluir
  3. O 2008 está a venda hoje por 79 reais a 120 sendo que 47% do valor são impostos puro roubo achei o 2007 a venda no super mercado será que compensa? ou já virou vinagre.

    ResponderExcluir
  4. Se for por curiosidade aconselho a compra do 2007, mas se vc encontrar safras mais recentes acho que valerá mais a experiência, porque é um grande vinho, com qualidade em todas as safras que provei, e muito bem vinificado. Realmente estamos a beber mais impostos do que vinho, uma pena. Um abraço e sejas sempre bem vindo ao blog.

    ResponderExcluir